Como NÃO criar um e-book – Cuidado com quem você contrata

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Fui contratada por uma fábrica e cosméticos para modificar um e-book da marca e comecei a pesquisar formatos de livros digitais que tragam o resultado que o cliente queria: atrair interessados em montar uma marca de cosméticos.

Li muitos artigos, baixei muitos e-books para conferir a estrutura e diagramação e também assisti vídeos de “gurus de marketing digital” que tentavam ensinar seus seguidores a criar um e-book de sucesso.

Um deles me chamou muita a atenção por ensinar seus seguidores a copiar parágrafos aleatórios de textos já publicados na internet sobre o assunto do livro que eles queriam escrever e, então, fazer uma pequena edição para que as palavras tivessem sentido. Fiquei horrorizada!

Produzo conteúdo para internet há sete anos, sei o quanto é ruim e prejudicial ver um texto seu sendo copiado por terceiros que os utilizam de forma comercial, ganhando dinheiro em cima de um trabalho que não produziu. Além da falta de ética, isso é crime! Há lei para propriedade intelectual.

O e-book é um material cada vez mais utilizado em estratégias de marketing digital, principalmente para a captação de leads. Você oferece um material com um tema interessante para o seu público alvo, e, em troca, ele deixa um e-mail de contato (e/ou outros dados) para fazer parte de sua lista/mailing.

Mas assistir aquela bizarrice me inspirou a escrever um artigo sobre como NÃO criar um e-book. Confere aí:

 

5 erros para evitar na hora de criar um e-book

Se você tem interesse em utilizar este material para captação de novos clientes, então precisa investir em um conteúdo ÓTIMO para, de fato, obter os resultados esperados com essa estratégia tão eficiente.

Para tanto, é preciso evitar os seguintes erros:

  • Copiar conteúdo de terceiros – NÃO copie conteúdo de terceiros e coloque no seu e-book como se fosse totalmente original, além de ilegal isso mostrará ao seu cliente que você não possui conhecimentos no assunto, prejudicando sua imagem;
  • Não ter coerência – Se o motivo é apresentar soluções para um problema que a sua persona enfrenta (e oferecer o seu produto/serviço como solução), então você precisa ter um texto coerente que ofereça informações necessárias para que ela entenda o que você oferece. Copiar trechos de textos aleatórios sobre o assunto não permite que você atinja esse objetivo.
  • Não ter uma estrutura – Um e-books, assim como um livro físico, precisa de começo, meio e fim. Saber estruturar o texto para criar uma ordem é importantíssimo! A estrutura de um e-book para quem está promovendo um produto/serviço é diferente da estrutura de quem quer contar uma história.

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