Retorno esperado de uma franquia de perfumes e cosméticos

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O mercado de franquias teve e mantém uma crescente muito alta no Brasil. Dentre todas as áreas possíveis, uma que teve um sucesso exponencial foi a área de perfumaria e cosméticos, beleza e bem-estar. 

Esse crescimento chama a atenção de pessoas que tem o sonho de montar o próprio empreendimento, de maneira mais rápida e estruturada. 

Esta modalidade de empreendimento, se tornou uma das mais prósperas em todo o mundo, principalmente no Brasil, pois é muito mais acessível, pois é possível se tornar um franqueado em diversas áreas, e empresas diferentes, bastando escolher o ramo de seguimento certo, e o melhor de tudo, fazendo um investimento que está ao alcance. 

Uma franquia, surge após uma marca ter seu modelo de operação aprovado, com alguns testes, fica pronta para atuar no mercado e expandir em todo território, muitas das vezes nacional e internacional. 

Os requisitos são normalmente, qualidade do produto e serviço, atendimento ao cliente, e um bom relacionamento com clientes. 

No caso de franquias de perfumes e cosméticos, existem diversas empresas, com objetivos e finalidades diferentes para investir, sem contar os diversos tamanhos e investimentos de valores variados que o empreendedor possa estudar e escolher a melhor opção. 

As empresas que são franqueadoras, normalmente costumam oferecer todo o suporte necessário, como protocolos e manuais básicos de metodologia para um bom funcionamento do estabelecimento (administração e marketing), guia de treinamento e  contatos de fornecedores, sem contar todo padrão de estrutura de ferramentas de trabalho e arquitetura geral que a franquia deve seguir. 

Prazo de retorno esperado

Em todo investimento, logo de início é calculado o valor investido e o retorno em lucro que o negócio gerará, porém, os cálculos não se resumem apenas a isso, tem que considerar todas as despesas e contas que o empreendimento consome, e isso é uma coisa que todo novo empreendedor deve saber antes de montar o seu negócio. 

No mundo dos cosméticos e produtos de beleza, não é diferente, como toda franquia, exige investimento e uma boa administração para que os lucros retornem no momento calculado. Na maioria das empresas de cosméticos, o retorno esperado varia de 12 a até 48 meses, mais comum de 16 a 36 meses, mas isso não é uma regra. 

Suponhamos que uma empresa de cosméticos tenha um investimento inicial de R$ 250.000.00 reais, contando com documentação, estoque, taxa de franquia e alguns impostos, e o faturamento médio mensal é de R$ 50.000.00 reais, porém desse valor mensal, R$ 40.000.00 é de custos, fornecedores, contas, taxas, funcionários, o lucro líquido fica R$ 10.000.00 reais. 

O investidor, na conta da lucratividade, terá 20% de faturamento total. Dessa forma, continuando com esses números, o retorno em lucro voltará em 25 meses após a aplicação de investimento, isso sem debitar alguns valores e trabalhando de maneira contínua e assertiva. 

Claro que esse valor não é uma regra, apenas um exemplo, pois os valores de investimento mudam conforme a marca da franquia, e o tamanho do empreendimento em que o investidor irá negociar. É importante salientar que microfranquias tem um retorno mais rápido, pois o investimento é mais baixo. 

Como calcular e analisar o retorno sobre o investimento? 

É importante levar muitos pontos em consideração na hora de abrir uma franquia de cosméticos e perfumes,  o primeiro passo é fazer um cálculo completo de todo o valor  inicial investido. Nesse momento, o empreendedor franqueado deve considerar alguns elementos. 

  • Taxa de  documentação da franquia 
  • Aluguel ou compra do estabelecimento que irá atuar
  • Padronização da arquitetura com estrutura exigida pela empresa
  • Compra dos equipamentos de trabalho exigido pela franqueadora
  • Estoque inicial dos produtos 
  • Capital de giro (exigida pela franqueadora para boa operação e funcionamento da franquia). 

Após analisar essas questões, e colocar todos os números na ponta do lápis, o franqueado precisa unicamente manter o trabalho assertivo e contínuo para não dar margem a erros, que podem comprometer toda a gerência de lucros e despesas da franquia, e paciência, pois os lucros não voltam de um dia para o outro. 

As empresas franqueadoras oferecem todo suporte necessário no início e ate durante a operação da franquia, com treinamentos de protocolos de atendimento, metodologia de vendas, e ensinamento básico sobre marketing e administração do próprio negócio. Dessa forma, existem inúmeras possibilidades da franquia ser um empreendimento  de sucesso.  


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