Armário-cápsula: 1 ano com até 40 peças por estação

Compartilhe:

Armário-cápsula é um conceito de moda que oferece inúmeras vantagens, entre elas utilizar as roupas que você já tem, te fazer encontrar um estilo e te ajudar a se arrumar sem perder tempo.

Não sei ao certo como encontrei esse conceito, se não me engano eu procurava formas de se vestir bem tendo poucas roupas e acabei caindo em algum blog sobre o assunto.

Tempos depois, uma das youtubers que sigo, a Luiza Ferro, do blog Sem Moldura, abordou o assunto e explicou o conceito de forma clara e prática, mostrando não apenas os looks, como também como ela escolhia as peças. (Fiz uma entrevista com ela – confira aqui)

Com as informações que obtive, resolvi separar as peças do meu guarda-roupa e então criar o meu primeiro armário-cápsula, que foi a estação de outono de 2016.

Separei até 40 peças, destinando mais opções para ficar em casa – pois trabalho em regime home office – e poucas combinações para sair de casa. Foi a melhor forma que consegui separar os looks.

 

Como montar o armário-cápsula

Montar o armário-cápsula exige uma etapa que é dividida em várias fazes, começando por tirar todas as roupas de seu armário e conferir quais as que te servem hoje.

Eu já tinha descartado todas as roupas de quando eu estava magra. Logo, as peças que me sobravam cabiam perfeitamente em mim. Algumas, porém, não combinavam mais com o meu estilo e não me atraiam mais.

Seguindo as fazes, provei as roupas e fiz a seguinte divisão: roupas para doar, roupas para vender e roupas as roupas que eu ficaria para montar o armário-capsula de outono.

Separei peças de meia-estação e comecei a testar como aquilo funcionaria do dia a dia.

 

Minha experiência de um ano de armário-cápsula

Um ano depois posso dizer que esse conceito mudou a minha forma de encarar a moda. Ter poucas peças para utilizar em uma estação (3 meses) te ensina a combinar melhor as peças.

Hoje sei o que quero vestir, o que posso vestir e como vestir. Sinto que me visto muito melhor! E tem mais: não demoro para escolher roupas, pois sei exatamente quais as peças estão disponíveis.

A única dificuldade que encontrei foi sobre essas oscilações de temperatura que a cidade de São Paulo enfrenta, com dias de inverno em pleno verão e dias de verão no meio do inverno. Sendo assim, separo algumas peças de estações inversas para deixar de stand-by, não há problema nenhum nisso, ok? Se mudar a temperatura, você já tem aquelas peças separadinhas para utilizar.


Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *