Curriculum Vitae

Compartilhe:

Esses dias saí pela cidade com um roteiro de empresas onde gostaria de trabalhar e achei bastante engraçado como algumas pessoas se assustaram quando eu me apresentava e dizia que queria apenas deixar o meu currículo. Era como se eu estivesse meio ultrapassada já que nos dias de hoje os seres humanos “normais” optam em contratar serviços virtuais de recolocação, enquanto outras confiam no “toc toc” e saem às ruas para procurar emprego.
Bom, faz muitos anos que não frequento as famosas ruas do centro velho da capital paulista ( Rua 24 de Maio e Rua Barão de Itapetininga) onde estão fixadas muitas agências de empregos, mas nas últimas visitas que fiz por lá eu recebia muitos cartões com endereços eletrônicos dessas agências que parecia mais um pedido dos donos para diminuir as filas nas portas dos prédios e o acúmulo de papéis.
Em uma pesquisa rápida no Google não encontrei nenhuma curiosidade sobre a história do Curriculum Vitae (CV) só o que encontrei foi que sua tradução do latim quer dizer “trajetória de vida”, dizendo que nele colocamos informações sucintas sobre formação acadêmica e experiências profissionais.
Mas quem está disponível ao mercado sempre se preocupa em apresentar o melhor currículo ao examinador e para nos auxiliar existem inúmeros sites que ensinam como fazer um bom currículo. Seguindo essas dicas você se sente mais seguro na hora de tocar a campainha ou encarar a recepcionista e dizer que quer deixar seu CV.
Para quem acha que isso é coisa do século passado eu deixo a dica de um professor que tive na faculdade. Ele dizia que as empresas precisam te ver, te conhecer, perceber que além de formação e experiência você também tem interesse pelo trabalho daquela empresa. Tem forma melhor de demonstrar interesse do que rodar a cidade para encontrar seu lugar no mercado?

Não sou contra aos sites de recolacação profissional, muito pelo contrário, uso os gratuitos e participo de grupos de vagas, além de sempre vasculhar os Twitters que divulgam vagas na minha área. Acredito que nos tempos atuais devemos usar todas as formas possíveis para vencer o desemprego, eu, por exemplo, já cansei dele… Depois volto com outras dicas para quem está momentaneamente na mesma situação que eu.

Compartilhe:
Um comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *