Quero te ensinar dicas de como organizar remédios, pois talvez você seja como eu já fui: uma pessoa que começava o tratamento e não terminava porque esquecia de tomar os medicamentos nos horários corretos.
Muitas vezes eu só percebia que tinha esquecido de tomar algum remédio quando via que o frasco nunca esvaziava. Fora isso, também sempre reclamava que nenhum tratamento dava certo pra mim.
Nos últimos anos eu passei a sofrer com vários problemas de saúde, nesse meio tempo ainda descobri uma hérnia de hiato e o refluxo, precisando tomar diversos medicamentos ao longo do dia. (Um deles quase me matou, leia aqui)
Para me organizar com esses tratamentos, precisei procurar formas de fazer com que eu não esquecesse de tomá-los nos horários certos e são essas técnicas que vou te ensinar a seguir.
Quem pode usar essas técnicas
Se você toma mais de dois remédios por dia, essas dicas serão interessantes para que você não pule nenhuma vez, podendo cumprir o tratamento até o final.
Essas formas de como organizar remédios também é perfeita para você que está cuidado de um familiar enfermo e que precisa do seu apoio para tomar os medicamentos nos horários corretos.
Também serão ótimas dicas de como organizar horários de remédios para idosos, grupo que geralmente precisa de ajuda e, por conta da idade, acaba tomando uma grande quantidade de medicamentos e precisa de muita organização para seguir o tratamento corretamente.
Como organizar horários de remédios
Há duas dicas simples de como organizar horários de remédios a primeira delas é para quem não tem uma vida digital e faz questão de ficar off line a maior parte do tempo. A segunda é para quem está acostumado com as tecnologias.
1- Anote os horários em uma folha e deixe em um local visível.
Porta da geladeira, porta do armário e cabeceira da cama são alguns dos pontos estratégicos para você não esquecer. Está no trabalho? Deixe a folhinha perto do computador.
2- Crie alarmes no celular. Todo celular vem com um relógio e você pode criar quantos alarmes desejar.
Para cada medicamento, crie um alarme com o nome do remédio. É de uso contínuo? Então selecione para o alarme tocar de segundo a domingo. Se você está em um tratamento curto, selecione os dias da semana que você tomará os remédios.
3- Aplicativos de medicamentos. Se você tem dificuldade de criar alarmes no seu celular, há diversos aplicativos de medicamentos que te ajudam a organizar horários de remédios. Eles funcionam da mesma forma que o alarme, pedindo para você preencher os horários, o nome do remédio e quantas vezes da semana você o tomará.
Onde organizar remédios
Tenho ainda outras dicas de onde organizar remédios, pois esta é outra dúvida muito comum de quem toma vários remédios ao dia.
4- Gaveta de remédios – Aqui em casa, por um tempo, tínhamos uma gaveta só de medicamentos. Longe do alcance de crianças, esse tipo de espaço para organizar remédios funciona apenas se a família for pequena. Anote na caixa do medicamento o nome do paciente e o tipo de doença que ele trata. Essa dica é muito importante para que ninguém tome o remédio errado.
5- Caixa de remédios – Mantenho duas caixas de remédios. Uma de medicamentos que não uso mais, mas que são importantes para se manter em casa (pomadas antialérgicas, analgésicos, anti-inflamatórios, remédios para estômago, entre outros).
A segunda são medicamentos que estou tomando, logo, a caixa fica na estante do meu home office, um local de fácil acesso e que fica próximo da minha visão.
6- Organizador de remédios – Comprei também um organizador de remédios, um dispositivo plástico com os sete dias da semana divididos em quatro sessões por dia: manhã, tarde, noite e cama.
Neste organizador eu coloco os remédios que devo tomar naquela semana e também o mantenho na mesa do home office.
7- Levar na bolsa – Você também pode levar um organizador de remédios na bolsa. Esse meu organizador permite que eu tire da cartela o dia correspondente e coloco na necessaire quando vou ficar o dia todo fora. Também há outros organizadores neste estilo para você levar na bolsa.
Como faço para não esquecer de tomar remédio?
Hoje uso três técnicas:
Deixo uma caixa de medicamento menor na estante do home office e todos os domingos pego os medicamentos da semana e organizo nos compartimentos.
Além disso, coloco os alarmes no celular para tocar e mostrar qual remédio devo tomar. Quando o alarme toca, pego o medicamento correspondente e pronto!
Depois que passei a usar essas dicas de como organizar remédios eu passei a ter melhores resultados nos tratamentos de jogar dinheiro fora, pois pagamos muito pelos remédios para não tomá-los, né?