O que eu não aprendi na faculdade

Compartilhe:

Sair da cadeira da faculdade e enfrentar o mercado não é nada fácil. Mas existem alguns órgãos que auxiliam esses novos profissionais e defendem o trabalho jornalístico, oferecendo conferências, cursos e palestras. Confesso que não é fácil interagir com eles, mas se você tiver um tempinho, busque no google e descubra qual deles pode te informar melhor como se relacionar com as empresas do ramo.
A Associação Nacional de Jornais (ANJ), representa a indústria jornalística e atua defendendo três grandes objetivos: Defesa da liberdade de imprensa, reposicionamento dos jornais brasileiros perante o mercado e valorização do jornal na educação e na construção da cidadania. Está atrelada à empresa jornalística e não aos profissionais.
Já a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) congrega Sindicatos de Jornalistas do Brasil e representa os jornalistas, em nível nacional, para defesa dos seus interesses profissionais, lutas e reivindicações. Seus objetivos é promover o intercâmbio com outras entidades sindicais nacionais e internacionais; zelar pela ética jornalística e defender a liberdade de imprensa; entre outros. Está ligada diretamente aos profissionais através dos sindicatos.
A Fenaj ainda emite uma carteirinha, prevista em lei, que serve como documento de identidade, válido em todo território nacional e se solicitado também é emitido uma carteirinha internacional.
O sindicato dos jornalistas luta pelos direitos dos trabalhadores, pela democracia e cidadania. Assim como melhorias no exercer da profissão e na defesa dos profissionais da mídia. Para se filiar ao sindicato você tem que possuir o Mtb e contribuir mensalmente com uma quantia que varia de acordo com a cidade (São Paulo Capital R$ 30, interior e Grande SP R$ 16).
Os sindicatos também oferecem cursos de formação complementar, profissionais e estudantes podem participar, mas sai mais barato para quem é sindicalizado.
Uma grande amiga estava me dizendo que para área de jornalismo bons contatos são essenciais e você fazendo esses cursos ou se envolvendo nessas atividades você consegue ampliar seu leque de contatos. Está dada a dica.

Compartilhe: