Cronograma capilar para cabelos com química

Compartilhe:

O cronograma capilar para cabelos com química tem como objetivo principal impedir que os fios fiquem fracos por conta da perda de massa capilar que é comum por conta dos processos de alisamento, relaxamento ou tintura.

Investir em um protocolo de tratamento é essencial para impedir que os fios fragilizados pelo processo químico venham a perder força, ficar quebradiço, com aspecto de “emborrachado”, sem crescimento, com pontas ralas e muito ressecadas.

O cronograma capilar oferece aos fios os elementos essenciais para um cabelo forte, resistente e muito mais bonito e é isso que você deseja, não é?

Eu já tive muitos problemas com pontas secas, pontas duplas e fios quebradiços por negligenciar esses cuidados. Hoje mantenho meus fios relaxados, mas resistentes graças ao conhecimento que adquiri sobre o cronograma capilar próprio para cabelos com química.

É muito importante conhecer o seu tipo de cabelo e, no nosso caso, o cabelo quimicamente tratado merece ser cuidado com produtos próprios, seguindo também um cronograma capilar para cabelos com química especialmente desenvolvido para garantir a reposição dos nutrientes que perdemos durante o processo de transformação.

Não é importa se você usa química alcalina (Guanidina, Amônia, Hidroxido de Sódio ou outras), químicas ácidas (Escova Progressiva com formol, sem formol, selantes capilares ou botox), tintura, descoloração, ou luzes. Todos esses tratamentos químicos removem dos nossos fios elementos essenciais para a saúde capilar, logo, esses elementos precisam ser repostos.

Como fazer o cronograma capilar para cabelos com química

O cronograma capilar é dividido em três etapas, cada uma delas será responsável por devolver um tipo de nutriente aos fios.

Essas etapas devem ser intercaladas de forma que o seu cabelo possa absorver cada nutriente e esteja pronto para receber mais uma etapa. Os intervalos devem ter em média 48 horas.

Para que você entenda bem o que é e como fazer o cronograma capilar para cabelos com química, separei a seguir a definição de cada etapa e quais são os produtos que se identificam com ela.

Leia + Receitas caseiras para Cronograma Capilar

Hidratação

A hidratação é a reposição hídrica, isso é, devolver água para os fios. Para esta etapa do cronograma capilar você deve utilizar máscaras de tratamento que contenham: Frutas, Aloe Vera (Babosa), Pantenol, Açúcares, Vitaminas ou Glicerina.

Nutrição

A nutrição, por sua vez, tem como objetivo devolver os lipídios aos fios. Os lipídios são os responsáveis por promover a oleosidade necessária para o fio ficar saudável e resistente.

Para esta etapa do tratamento você deve aplicar nos cabelos produtos que sejam a base de óleos ou manteigas vegetais como Argan, Karité, Cupuaçu, Coco, Abacate, Tutano, entre outros. Você também pode aplicar o óleo vegetal diretamente nos fios, fazendo o que chamamos de umectação capilar.

Reconstrução

A reconstrução é ideal para cabelos quimicamente tratados, pois perdemos massa capilar durante os processos de transformação.

Sendo assim, nosso cronograma exige duas aplicações por mês (uma a cada 15 dias)  de produtos que contenham elementos como: Queratina, Proteína do Trigo, Colágeno, Arginina, Aminoácidos, Cisteína ou Proteínas Hidrolisadas.

Qual a diferença do cronograma capilar para cabelos com química?

O cronograma capilar para cabelos com química possui duas etapas de reconstrução durante o período de 30 dias (1 mês), essa é a maior diferença entre este protocolo e outros que são feitos para outros tipos de cabelos.

Para ter um resultado positivo, indicamos que você escolha atentamente os produtos que irá comprar para cada etapa, lendo o rótulo e identificando os componentes de cada creme. Se preferir, compre o kit de manutenção com shampoo, máscara e condicionador para cada uma das etapas, mas não é obrigatório, ok?

Também é possível seguir o cronograma capilar para cabelos com química utilizando receitas caseiras. Em breve postarei as minhas receitas favoritas para cada uma das etapas. Aguarde!

A seguir disponibilizo dois cronogramas para cabelos quimicamente tratados: Um para quem lava os fios duas vezes por semana e um segundo para quem lava os fios três vezes por semana.

cronograma capilar para cabelos com química
cronograma capilar para cabelos quimicamente tratados

Compartilhe:
14 comentários Adicione o seu
  1. Gostaria de saber se tenho que usar 1 shampoo específico para cada etapa ? Qual é o melhor shampoo para cronograma capilar pos quimica ?

  2. Olá!
    Faço o uso de química “progressiva”
    lavo meu cabelo 2x na semana quarta e domingo.
    comprei o kit da for ver liss para fazer o cronograma capilar nas minhas lavagens. Como você me indicaria a fazer meu cronograma capilar com os seguintes produtos:
    * Desmaia Cabelo
    * Anabolizante
    * Energético
    grata…

  3. Eu vou fazer uma progressiva daq à 15 dias. Posso começar o cronograma, por exemplo hj, e continuar normalmente dentro dos 30 dias?

  4. Comprei aquele Kit da Forever Lisa; verde: máscara, preto: anabolizante e o vermelho:UTI. Pretendo lavar 2x por semana, meus cabelos. Uma vou usar a hidratação e a outra a Nutrição. Onde posso intercalar a Reconstrução??? Meus cabelos estão com Progressiva e está apenas fraco. Agradeço se me responder.

    1. Segue o cronograma de duas lavagens. Tem o espaço certo de reconstrução. Se possível, veja na Forever Liss se um deles não é reconstrução. Se não me engano, o o UTI é para reconstruir o cabelo.

    1. Olá,
      que legal ter uma leitora com o mesmo nome que eu!! Seja bem-vinda.
      Use o cronograma como está no post mesmo. Botox também é química.

  5. Oi boa Leiliane, eu uso relaxamento guanidina Salon line, qual vc recomenda pra mim. Por enquanto tô usando Pantene restauração e óleo de coco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *