Cabelo alisado é feio? Conheça a história do meu cabelo alisado

Compartilhe:

Sabia que milhares de pessoas buscam se cabelo alisado é feio no Google todos os anos? Tentei encontrar uma razão para que este tipo de cabelo seja ligado a algo ruim e cheguei a duas conclusões.

A primeira delas, é que são pessoas que buscam saber o que outras pessoas acham deste tipo de cabelo. Querendo saber, por exemplo, se homens gostam ou não das mulheres que alisam seus fios.

O segundo grupo são de pessoas que passaram pela transição capilar e querem a todo custo dizer que é feio e errado alisar as madeixas, usando inúmeros adjetivos negativos para impedir que outras continuem alisando.

Recentemente li um comentário no Instagram que me deixou perplexa! A mulher afirmava que para seguir “um padrão arrumadinho” era necessário ver os fios “destruídos, mastigados, ressecados, quebradiços e cada vez mais fracos”.

Resolvi então falar se o cabelo liso é feio contando a minha história com o cabelo alisado e mostrando fotos do tempo que tive sim um cabelo destruído e mastigado e como consegui recuperar os danos.

 

Quando comecei a alisar os cabelos

Não me recordo quantos anos eu tinha (8 ou 9 anos), mas o primeiro alisamento que passei não era químico, mas sim a famosa chapa quente (ou pente quente). Minha mãe encontrou uma cabeleireira que fazia esse procedimento em crianças e nos levou, minhas duas irmãs e eu.

O local era longe, andávamos muito por não ter condução direta. Era desgastante e não durava muito. Logo desistimos e voltamos a usar tranças. Era nossa marca registrada. As meninas de trancinhas.

Alguns anos depois, descobrimos os alisamentos químicos, à base de amônia, e ele foi nosso grande amigo por muitos anos.

 

Cabelos com cachos (permanente afro)

Lá em 1998, quando eu estava na 7ª série, minha irmã caçula saiu de casa para comprar alguns itens na papelaria perto da escola e voltou para casa acompanhada de duas cabeleireiras representantes da Embelleze.

Elas precisavam de “modelos” para os novos produtos da marca e, como minha irmã era criança, ela queria adolescentes que pudessem passar pelo processo químico.

Foi neste ano então que passei por um permanente afro. Cortaram meus longos cabelos na altura dos ombros e, com os cachos, eles ficaram ainda mais curtos (infelizmente não tenho fotos desse ano).

A experiência com cachos não foi boa para mim, a manutenção do produto deixou meu cabelo ressecado. Acordar com os fios amassados e precisar umedecê-los todos os dias não era prático.

Desisti de fazer a primeira manutenção, após seis meses, e no ano seguinte voltei a relaxar o cabelo.

Nesse tempo de cabelos cacheados, jamais pensei que cabelo alisado é feio, tão pouco senti vergonha dos meus cachos.

Era apenas mais difícil de manter os fios bonitos, exigia muito mais atenção, voltei a sentir dor ao pentear porque embaraçava muito. Então vivia com eles presos ou cheios de gel ressecava ainda mais.

cabelo alisado
Na primeira foto, meu cabelo alisado com pente quente em meados de 1995/ Na segunda, estou com os fios alisados com amônia + escova em 2004

 

Cabelo alisado é feio por falta de cuidados

Quando comecei a trabalhar, resolvi que era hora de deixar de usar amônia. Sentia que meus cabelos poderiam ser mais bonitos e que existiam muitos outros tratamentos que queria conhecer.

Foi então que tive a triste decisão de colorir os fios alisados. Primeiro pintei de vermelho. A coloração pegou apenas na raiz, a parte que estava sem relaxamento. Fiquei horrível.

Mesmo com essa experiência, resolvi tentar novamente, dessa vez, usando um tom cobre. Ainda hoje não consigo entender de onde tirei essa ideia. Mas a cabeleireira disse que não tinha problemas, então fiz.

Foi exatamente nesta época que meu cabelo alisado ficou feio. A incompatibilidade das químicas e o ressecamento típico do procedimento foram a combinação exata para destruir minhas madeixas.

Precisei cortar o cabelo e comecei a mudar de química. Depois de seis meses de muita hidratação e reposição de massa, o cabelo estava recuperado.

cabelo alisado é feio
Foto 1 – cabelo tingido de vermelho só pegou na raiz/ Foto 2 – Cabelo com luzes cobre – Foto 3 cabelo feio com corte químico por conta das luzes. Era final de 2004 e começo de 2005

 

Começando a cuidar do cabelo em casa

 

Foi em meados de 2006 que comecei a cuidar dos meus cabelos em casa, usando guanidina. Eu também fazia escova em casa, então, tinha dias que eu não conseguia deixar os fios perfeitamente alinhados por falta de prática, e a única solução era usá-lo preso, como fiz muito durante a transição entre químicas.

Só de lembrar do tempo que cabelo alisado era feio, eu me empenhava em cuidar dele e sempre cortava as pontas. Algumas vezes, cortava bem mais, me arrependia, mas logo ele crescia de novo. Tenho um ritmo crescimento capilar muito bom, graças a Deus!

Como estava no último ano da faculdade, precisava apresentar programas no Canal Universitário e os cabelos tinham que estar apresentáveis. Confesso que apresentei o programa com penteados bem feios (ahahaha), mas hoje tenho história para contar.

cabelo alisado na transição - cabelo alisado guanidina
Foto 1- cabelo sem química esperando a tintura e a amônia saírem por completo/ Foto 2 – Apresentando programa na faculdade já era 2006 e eu já usava guanidina / Foto 3 – Cabelo recuperado usando guanidina + escova

 

Aprendendo a cuidar das madeixas

 

Quando sai da faculdade e consegui um emprego que pagava bem, minha mãe conheceu uma cabeleireira que atendia em casa e ela vinha todas as semanas cuidar dos meus fios.

Ela chegou a fazer uma escova progressiva (tinha formol sim) e meus cabelos ficaram incrivelmente lindos. Mas além disso, ela me ensinou a cuidar mais dos cabelos e com ela aprendi a escovar sozinha e a usar a prancha.

Por isso que não me conformo em ver alguém dizendo que cabelo alisado é feio. Como qualquer outro tipo de cabelo, precisamos aprender a cuidar dos fios, respeitá-los e, principalmente, a não usar químicas incompatíveis.

Continuo usando os cabelos alisados e mantenho o cuidado deles em casa. Uso guanidina da Salon Line e não faço mais escova progressiva (não encontrei um produto bom que eu consiga usar em casa e que não tenha formol ou ácidos que, quando misturados, se tornam formol).

O que tenho para dizer a vocês é que o cabelo alisado é feio quando você não sabe cuidar dele e neste blog passarei a dar dicas de como ter os fios bonitos e saudáveis ainda que ele passe por processos químicos.

cabelo alisado bonito
Nos anos de 2007, 2008 e 2009 meu cabelo já estava bonito e saudável novamente. Aprendi a cuidar das madeixas em casa.

PS.: Perdoem-me pela qualidade das imagens. Precisei consultar meu Fotolog para encontrar essas relíquias e, por lá, não tinha fotos de qualidade.

 


Compartilhe:
4 comentários Adicione o seu
  1. Ótimo texto, Bebeta! As pessoas têm que parar com essa ditatura de dizer que por motivos A ou B tem que seguir padrões X ou Y.
    Você provou que da pra ter o cabelo saudável e do jeito que você quiser.

  2. É realmente possível ter cabelos alisados e bonitos. Hoje em dia não faço mais químicas, decidi ter meus cachos de volta e estou amando, mas quando eu alisava meu cabelo também era bonito, longo, cheio e saudável. Só dava um trabalhinho.

  3. eu sempre ficava triste por causa do meu cabelo que era alisado, pois, as meninas tinham cabelo liso natural,e falavam do meu que não era, eu nunca tive vontade de fazer transição, agora eu amo meu cabelo, ele é lindo e não importa como ele seja, todos os cabelos são perfeitos♡

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *