O que te leva a comprar?

Compartilhe:

Depois de ler muito sobre o assunto (e até esboçar um livro) sobre finanças pessoais eu posso dizer que estou bem mais educada. Hoje eu paro e penso duas vezes se realmente preciso comprar ou se é só impulso e/ou compulsão. Ainda não juntei 1milhão, mas pelo menos não estou no vermelho.

Dizem que nós, mulheres, nos produzimos para outras mulheres, assim como quando um homem compra um carro novo ele o faz para se exibir para seus amigos (vide meu pai que comprou um carro sem nem mesmo dirigir, só para dizer que #pode).

Enfim, compramos muitas coisas sem necessidade apenas para mostrar nosso poder de aquisição, ou para não ficar “por fora” da moda.

Assisti a um filme que me chamou muito a atenção: “Amor por Contrato“, um romance que me deixou bastante pensativa, não a respeito do amor, mas sim do consumo, pois o longa mostra o estimulo do consumo que faz com que as pessoas gastem mais do que podem.

Na trama, os vendedores fingem que são uma família e se mudam para um bairro rico e passam a exibir produtos de última geração, incentivando as outras pessoas a comprarem aqueles produtos.

No final o vizinho que comprou tudo o que foi “estimulado pela família perfeita”, acaba se matando por estar ‘afogado’ em dívidas.

Quantas pessoas já não se afundaram para ter um padrão de vida acima do que elas realmente poderiam ter?

Por isso, antes de passar o cartão de crédito ou assumir uma dívida pense muito bem se você precisa daquilo e se terá condições de pagar a fatura depois.


Compartilhe:
2 comentários Adicione o seu
  1. Você faz parte da minha história de educação financeira. Também estou no azul, graças a Deus e a suas dicas e conselhos. E aí apoio do meu crush esposo. Só tenho que agradecer. Obrigada!!! 😍😍😍 🙏🙏🙏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *