Essa semana o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que o número de eleitores do país ultrapassou a marca dos 130 milhões. Entre 2006 e 2008, o eleitorado brasileiro cresceu 3,7%, passando de 125.764.981 para 130.469.549.
Segundo o TSE, as mulheres não apenas mantêm o posto de maioria dos votantes no país como vêm aumentando sua participação: eram 51,3% em 2004, passaram a 51,6% no pleito de 2006 e serão 51,8% do colégio eleitoral nas eleições deste ano.
Enquanto no eleitorado brasileiro as mulheres superam os homens, no balanço parcial do registro de candidatos para as eleições municipais de 2008 indica que a participação feminina na disputa pelos cargos eletivos ainda está bem abaixo do percentual masculino.
Na cidade de Itaquaquecetuba, não há nenhuma mulher disputando a prefeitura e na briga pelo cargo de vereador somente 24% dos 283 candidatos são mulheres. Parece um número pequeno, mas está dentro da média nacional.
Segundo o TSE, dos 371.030 candidatos que disputarão os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores em 5.565 municípios brasileiros, as mulheres são apenas 77.215, ou 20,8% do total.
Acredito que a participação feminina na política precisa ser estimulada, nós mulheres precisamos entender que devemos participar mais ativamente na política, aliás, temos que aproveitar que a maioria do eleitorado é mulher e coloca-las do outro lado das urnas.
Mas se lembrarmos que há alguns anos as mulheres nem poderiam votar. No Brasil, o voto feminino só veio a ser reconhecido, no sistema federal, com a aprovação do código eleitoral de 1933. Hoje, 75 anos depois, a participação feminina na política pode ser considerada uma importante conquista.
Se olharmos no cenário mundial notamos que importantes países estão sendo comandados por mulheres como é o caso da Alemanha, Chile e Argentina. Talvez o Brasil seja o próximo, mas o que precisamos entender é que indiferente do gênero precisamos de alguém com capacidade para trazer melhorias significativas para a sociedade de modo geral.
nao sei se isso eh uma boa coisa ou não…
mais enfim
parabens pelo blog
sucesso 8)
http://www.britneydowns.blogspot.com
Coisa da vida…
Ñ a toa estão entre as “minorias”…
rsrs
Olá!
Seja Bem-Vinda à Blogosfera.
Hmm… Isso é graças a uma fusão entre a falta de vontade de ir a luta e o maxismo. Mas enfim, só quem pode mudar isso são vocês mulheres.
Venha Participar do IBlog.
http://iblogworld.blogspot.com/
http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=57401189
Agora cabe a maioria das “eleitoras” votarem na minoria das “candidatas”
Mulherada tem q caprichar na prox eleição hein!!
do jeito q está não dá!!!!!
Ou seja: Mulher gosta de pegar fila para votar, mas ainda não gosta de aplicar!
por um breve momento esqueci q este era ano de eleições
espero q estejas bem
beijos