Eu estava em uma reunião de jovens e um dos presentes se habilitou pra ler um trecho da Bíblia, não sei quantos anos aquele menino tem, mas com certeza passa dos 20 e por incrível que pareça ele não sabia ler, lia em ‘soquinhos’ errando as palavras e voltando para corrigi-las.
Não é a primeira vez que vejo alguém que já concluiu o ensino médio ou o fundamental que não saiba ler, infelizmente cerca de 2 milhões de crianças não foram alfabetizadas, segundo uma pesquisa baseada em dados do Pnad. Essas crianças já passaram pelo processo de alfabetização, mas, na prática, não aprenderam nada.
E daí eu pergunto: de quem é a culpa? O que adianta ter milhões de escolas espalhadas pelo país se o ensino não tem cumprido seu papel, como pode um jovem almejar a faculdade sem ao menos saber ler um trecho sem gaguejar ou errar palavras…
Eu estudei em escola pública a minha vida inteira, o ensino fundamental fui muito bom, já o ensino médio não foi lá aquelas coisas, alguns professores não mostravam interesse em ensinar, em algumas matérias chegou a faltar professores. Mas nada disso me impediu de conquistar o diploma universitário. Assim que percebi a falha no ensino procurei um cursinho pré-vestibular para me auxiliar no ingresso ao ensino superior.
Sei que a solução não são cursos particulares e que o governo brasileiro tem que acordar para investir seriamente no ensino público, mas não posso deixar de citar que os jovens e crianças precisam ter interesse em aprender. Será que esse garoto prestou atenção nas aulas que teve? Será que em algum momento ele não pensou que o que se aprende na escola ele não iria utilizar na vida? Conheço muitas pessoas que nem ao menos levavam cadernos e hoje tem dificuldades de encontrar um bom emprego por falta de qualificação. Isso mesmo, a falta de escolaridade, o não saber ler ou escrever te incapacita de aproveitar boas oportunidades.
O que quero dizer é que precisa haver pessoas com vontade de aprender de um lado e funcionários públicos com vontade de lecionar de outro. Além de bons instrumentos de ensino, escolas equipadas e com ensino de informática, laboratórios e tudo mais que for preciso.
Todo mundo tem que saber que o ensino é chave para um futuro melhor, não só o meu como o do Brasil inteiro. Vamos nos mobilizar para correr atrás do prejuízo e ajudar pessoas que saem da escola sem nenhum aprendizado. Definitivamente isso não pode mais acontecer.
