Motivação

Compartilhe:

Acredito que essa é a palavra mais usada no meio corporativo nos últimos tempos, onde inúmeros profissionais investiram em motivação para melhorar a qualidade dos serviços gerados por suas equipes.
Quando trabalhava em telemarketing um dos supervisores sempre fazia atividades com a equipe tentando “motivar” os funcionários que trabalhavam no pior setor da empresa: retenção. Não deixar o cliente cancelar a linha oferencendo vantagens de um serviço que ele não acredita mais.
Precisavamos mesmo de muita motivação, mas o que alguns consultores tem ensinado não tem relação nenhuma com aquilo que os funcionários realmente precisam. Pelo menos naquela empresa a motivação era reuniões idiotas com mensagens de mantras e pensamento positivo. Quando essas “sessões” acabavam lá estavamos nós outra vez com o head set na cabeça ouvindo palavrões.
O pior acontecia no dia cinco, quando os salários caiam nas contas… a maioria da equipe recebia o valor errado. Tenho certeza que a semana do dia cinco é a semana onde mais se cancelam linhas. Pelo menos era assim há quase dois anos atrás.
Demorei para atualizar essa página esse mês exatamente por estar desmotivada. Não com o blog, mas com o meu trabalho. Resolvi fazer uma lista rápida sobre o que desmotiva um profissional:
– Falta de reconhecimento
– Salários mal pagos ou atrasados
– Atividades extras não remuneradas
– Ambiente “pesado” (confusão)
– Falta de oportunidades de crescimento profissional
– Ausência de diálogos para melhorar o produto oferecido (no meu caso o JP)
– Deixar de acreditar na empresa
– Superior arrogante

Acredito que a primeira reclamação dos funcionários é quando não nos dãos os créditos merecidos. E isso não significa só dar tapinhas nas costas e dizer: ” parabéns, você fez um belo trabalho”, pelo contrário, é elogiar, mas saber dar mais que elogios, é saber te colocar na posição que você se esforça para alcançar. É pelo menos lembrar que somos humanos e temos vida além do trabalho. Que ficamos doentes, que temos problemas pessoais e etc.
O Wikipédia tem uma definição perfeita para motivação:
Motivação é um processo mental positivo que estimula a iniciativa e determina o nível de entusiamo e esforço que a pessoa aplica no desenvolvimento de suas atividades. O processo motivacional é responsável pela intensidade, direção e persistência desses esforços.

O nível de motivação é influenciado por diversos fatores como a personalidade da pessoa, suas percepções do meio ambiente, interações humanas e emoções.
Eu queria poder colocar esse pequeno relato no jornal dessa semana… quem sabe assim alguém aqui acorda, né?!!


Compartilhe:
Um comentário Adicione o seu
  1. Sei que vida é essa..o head set na cabeça… ouvindo palavrões…receber tapinhas nas costas quando o que se quer é ser levado a sério e ser olhado como igual no dia-a dia…recentemente publiquei um texto semelhante no meu blog:
    Porque seu patrão grita com você:
    http://moniquetudy.blogspot.com/

    Outra coisa que não suporto é superior arrogante e confusão.Se o ambiente for legal agente até atura o resto,mas se não…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *